6 Bares em Amsterdam que você precisa conhecer

Escrito por Marcelo Sant'Iago

Fotos por Marcelo Sant'Iago

6 Bares em Amsterdam que você precisa conhecer image 1

Pouca gente costuma pensar em Amsterdam como um destino para boa coquetelaria. Ledo engano, pois a Holanda tem uma longa tradição na produção de destilados.

Em 1585, soldados ingleses foram enviados para os Países Baixos para ajudar a revolta protestante holandesa contra os católicos espanhóis liderados por Felipe I. Em 1618, a região foi palco da Guerra dos 30 anos, entre Espanha, França e Inglaterra. Os soldados britânicos voltaram para a Inglaterra apaixonados (e inebriados) pelo destilado local à base de zimbro, o jenever, que os dava a chamada “coragem holandesa”. Ao tentar reproduzir a bebida, acabaram criando o gin inglês.

Amsterdam tem ótimos bares de coquetelaria, alguns com séculos de vida e outros com poucos meses. Tem até um museu onde você pode beber e comprar destilados. Eis aqui uma modesta listinha, em ordem alfabética, para você explorar as diferentes regiões da cidade na companhia de bons coquetéis. E lembre: se beber não dirija nem bicicleta, mesmo estando em Amsterdam.

Café De Dokter

Rozenboomsteeg 4, 1012 PR 
O minúsculo lugar foi inaugurado em 2 de setembro de 1798 e está na mesma família até hoje! Nos últimos 40 anos tem sido comandando por Jannie e Jam Beems, mãe e filho ( na foto do alto da página você pode ver os dois. Ela está sentada). Pare para uma cerveja e aprecie a beleza desse lugar quase intocado pelo tempo. Até a poeira parece ser do século XVIII. Há sempre um jazz suave tocando no fundo. Dica: para tira uma boa foto, suba na escada espiral que leva ao banheiro. Se realmente precisar usá-lo, cuidado para não errar de porta e entrar no apartamento dos donos.

Flying Dutchmen Cocktails

Singel, 460
Aberto há poucos meses, os sócios são dois dos mais renomados bartenders holandeses, Tess Posthumus e Timo Jansen, que trabalhavam no famoso speakeasy Door 74 (que não vale o perrengue para entrar). A seleção de bebidas do Flying Dutchmen é impressionante: são 500 garrafas no bar! O menu é focado em 6 estilos clássicos (Genever, Champanhe, Daiquiri, New Orleans, Aperitivo e Fizz) e a partir dele, duas evoluções. Por exemplo, na seção Aperitivo estão o Milano-Torino, que deu origem ao Negroni que por sua vez evoluiu para um Mezcal Negroni. Os preços vão de 9 a 15 euros. Se estiver em grupo, experimente o ponche com Batavia Arrack, um tipo de rum da indonésia, que serve 6 pessoas por 50 euros.

Rosalia’s Menagerie

Kloveniersburgwal 20, 1012 CV

ency 42 image

Aberto no primeiro semestre de 2017, o bar é um oásis na fronteira do Red Light District, próximo à agitada Nieumarkt. O lugar é delicioso, de frente para um canal, com boa luz natural. São 26 lugares, 8 no balcão comandado pelo talentoso Wouter Bosch. Os preços vão de 10 a 14 euros. O bar tem uma política sustentável e não usa canudos, oferecer guardanapos de papel apenas se requisitado e reaproveita casca de frutas em infusões e outros ingredientes. O menu de drinks é sazonal. Além disso, mais de 40 marcas de genever e korenwijn, tradicionais destilados holandeses. Para comer, porção de croquetes, tacos, salada e burger.

Tales& Spirits

Lijnbaanssteeg 5-7, 1012 TE

ency 44 image

Está na 35a. posição entre os 50 melhores bares do mundo.
A carta é bem extensa, com 60 drinks, e muda uma vez por ano. Pequeno, aconchegante, com lustres antigos, fica em uma rua escondida. Dependendo de onde estiver, pegue os bondes 1,2,5 ou 17 e desça na parada Nieuwezijds Kolk. Dali são 3 minutos a pé.

Todos os drinks acompanham um copo de água mineral (e não torneiral) e os preços variam de 8,50 a 15 euros. Há drinks para compartilhar com preços que variam de 24 a 42, enquanto os não alcoólicos saem por 6 e 7 euros. Para os fãs de Star Wars, há uma trilogia de drinks inspirados na franquia, com direito a um deles servido em uma caneca Darth Vader, com jerez amontillado, licor Drambuie, bitters e tintura da Força. Não deixe de provar o surpreendente Bartender’s Ketchup (afinal ketchup vai bem com tudo, como diz o menu). Nele, você escolhe o destilado base e minha sugestão é usar corenwyn, uma bebida local parecida com o jenever. Se tiver dúvidas, procure o Wilson, bartender português muito simpático e competente. Para os fãs de Old-Fashioned há 8 versões entre 12 a 15 euros. Para comer, vá de Schock Dog. E cuidado para ir ao banheiro depois de beber: a escada é perigosamente íngreme.

Vesper

Vinkenstraat 57, 1013 JM

ency 50 image

Bar pequeno, muito legal, de esquina em uma região residencial fora da zona turística. O nome é inspirado no drink criado por Ian Fleming como sendo o preferido de James Bond. Se você der sorte, sente no pequeno balcão de 6 lugares e peça o coquetel (11.50 euros), para recebe-lo em uma incrível taça personalizada para o bar. Eles costumam usá-la apenas no balcão, dado o grande número de furtos (sim, lá também rola isso). Os bartenders Rick e Dougie também dão nome a dois deliciosos drinks. Todos da carta custam 12,50 euros e para acompanhar, porção de queijo e chips. O bar investe forte em ações de sustentabilidade, uma tendência crescente no exterior e que ainda não pegou muito no Brasil.

House of Bols

Esqueça a visita a Heineken Experience que te disseram ser imperdível. Não é. Prefira a House of Bols, em frente ao Museu Van Gogh. A primeira sede da mais antiga destilaria do mundo (aberta em 1575) e a primeira a comercializar jenever, o destilado nacional do país. Há um museu muito interessante e interativo e, ao final da visita, que leva mais ou menos 40-60 minutos, você chega ao Mirror Bar, todo espelhado, onde o ingresso (16 euros) dá direito a um drink. Além disso, há uma loja bem bacana que vende produtos Bols e utensílios para bar. Você pode ir ao bar e a loja sem fazer o tour, se preferir.

ency 47 image

Para encerrar: se quiser comprar genever, a Slijterij Topido (Bellamystraat, 14), em frente ao Foodhallen (uma praça de alimentação gourmet, que vale a visita), tem uma seleção imbatível! Para bebidas em geral, incluindo uma extensa lista de cervejas, recomendo a Sterk (De Clercqstraat 7), que fica aberta até 1 da manhã e até às 3h nas sextas e sábados.

6 Bares em Amsterdam que você precisa conhecer image 1

Join the Discussion


... comment(s) for 6 Bares em Amsterdam que você precisa conhecer

You must log in to your account to make a comment.

Report comment

You must be logged in to upvote or downvote a comment

Click here to login
Welcome to Difford's Guide

All editorial and photography on this website is copyright protected

© Odd Firm of Sin 2024