Bartenders em Casa - Geyce Pereira

Escrito por Geyce Pereira

Fotos por Geyce Pereira

Bartenders em Casa - Geyce Pereira image 1

Olá, meu nome é Geyce, sou bartender há 6 anos e simplesmente sou apaixonada pelo meu trabalho. A coquetelaria é uma arte que me encanta e meu drink favorito é o nosso clássico Daiquiri.
Trabalhava na boate Observatório, em Belo Horinzonte, mas, infelizmente, devido a esta pandemia, todos os funcionários foram desligados da empresa.

RECEITA DE COLD COFFEE

Este é uma releitura do clássico Irish Coffee que criei para participar do campeonato Tennessee Calling 2019.
Um dos primeiros desafios do campeonato era criar a releitura de um clássico e eu escolhi o nosso queridinho Irish Coffee porque ele me remete a uma grande saudade de uma amiga que se mudou pra longe.

ency 57 image

50 ml whiskey JACK FIRE
100ml café expresso sem açúcar em temperatura ambiente
15 ml xarope de açúcar mascavo
Gelo
Guarnição: Creme de chocolate meio amargo, canela em pau e grãos de café
Método de preparo: bater na coqueteleira o whiskey, xarope de açúcar mascavo, café expresso e o gelo.
Pegue uma caneca Nevada Irish Coffee, coloque 4 pedras de gelo e despeje o drink com a ajuda de um passador para que o gelo da coqueteleira não caia na caneca. Coloque o creme de chocolate meio amargo com a ajuda de uma bailarina ou colher, para que não se misture e finalize com canela em pau e grãos de café.

Xarope de açúcar mascavo:
1kg de açúcar mascavo para 500ml de água mineral

Creme de chocolate meio amargo:
250ml de creme de leite fresco e 200g de chocolate meio amargo.
Coloque na batedeira o creme de leite fresco e bata até chegar na textura de chantilly. Com a batedeira ainda ligada, adicione aos poucos o chocolate meio amargo derretido, até que se misture completamente. A textura e o sabor ficarão incríveis e você pode colocar a quantidade que quiser.

RECEITA DE ENAMORADOS

Um coquetel elaborado para brindar o amor entre casais, em comemoração ao dia 12 de junho, Dia dos Namorados (as)

ency 10 image

50ml Baileys
30ml Jack Daniel's N°07
15ml licor de chocolate
Decoração: Chantilly, flor de morango e duas folhas de hortelã
Método: bater na coqueteleira todos os ingredientes com bastante gelo.
Vire em uma taça e finalize com chantilly, duas folhas de hortelã e uma delicada rosa feita de morango.

RECEITA DE WOOD CANDY

ency 74 image

50ml bourbon Woodford Reserve
75ml geléia caseira de uva Niagara rosada
20ml limão Taiti
Espuma caseira de manjericão para finalizar
Decoração:Um ramo pequeno de manjericão e raspas de limão Taiti

Método de preparo: bater os 3 primeiros ingredientes na coqueteleira. Coar com passador e peneira para taça de coquetel gelada, sem gelo dentro. Finalizar com espuma de manjericão e ramo de manjerição fresco e raspas de limão.

"Coloquei aproximadamente um dedo de espuma, porque amo espuma de manjericão, mas você pode colocar um pouco menos, apenas uma leve camada. Dica: dê uma batida no ramo de manjericão na palma da mão para que ele libere mais aromas. Esse leve toque de limão e manjericão no final faz com que o drink tenha uma incrível explosão de aromas."

Geleia caseira de uva Niagara: 250g de açúcar demerara ou comum refinado,750g de uva Niagara e 650ml de água mineral.
Espuma de manjericão: pegue um sifão coloque 5 claras de ovo 300ml de chá de manjericão acentuado,20 ml de limão Taiti, feche o sifão, coloque o gás e depois dê uma pequena chacoalhada. Leve à geladeira para gelar alguns minutos e está pronta sua espuma de manjericão.
Tenha muito cuidado ao manusear o sifão.

ARTIGO

Esta semana vou falar sobre consumo responsável de álcool.

ency 51 image

Mesmo diferentes tipos de bebidas (destilados, vinhos, cervejas) possuem o mesmo ingrediente, o álcool. Por isso, é fundamental que saibamos quando começar e principalmente quando parar de beber.

Nessa quarentena, pelo fato de ficarmos em casa, muitas pessoas estão ingerindo uma grande quantidade de álcool, na grande maioria pela ansiedade. Isso não é bom, porque quando consumido em excesso e com frequência, o álcool pode ser prejudicial à saúde, pois afeta o sistema imunológico, além de proporcionar o surgimento de várias doenças, como por exemplo o alcoolismo e a cirrose.

Então, é importante que você saiba beber: antes mesmo de começar, já tenha consciência do que e do quanto pretende beber e jamais beba sem uma refeição adequada. Comer ajuda a diminuir a absorção do álcool. Se você não pretende fazer uma refeição completa, fique pelo menos nas porções e aperitivos; carboidratos e/ou gorduras podem ser ótimos para reduzir o impacto do álcool.

Além disso, intercale sempre sua bebida alcoólica com água, porque ao ingerimos álcool, nosso corpo perde uma grande quantidade de água para metabolizá-lo.

Nós profissionais devemos dar um exemplo de consumo responsável e de forma moderada, tomando cuidados diários com a saúde. Muitas pessoas que trabalham na barra não têm uma boa alimentação e nem o hábito de praticar esportes, algo que pode ser muito muito prejudicial ao longo dos anos.

Procure ter uma alimentação saudável, separe um tempo pra você, pratique alguma atividade física, nem que seja aquela caminhada diária de alguns quarteirões, tome sol, você não tem ideia do bem que ele faz.
O que você faz hoje influência e muito na sua vida amanhã, seja responsável!

Uma boa dica é o site HEALTHY HOSPO, voltado para profissionais do bar e restaurantes. Ele foi criado pelo bartender Tim Etherington-Judge, após ter um colapso e ser diagnosticado com Depressão Unipolar grave, "em parte pelo estilo de vida agitado e doentio", relata ele.

Tim não tinha uma alimentação saudável e abusava muito do álcool, passava várias noites sem dormir, devido a longa jornada de trabalho.
A ideia do HEALTHY HOSPO é ajudar e inspirar profissionais de hospitalidade a terem uma uma vida mais saudável, mais produtiva, mais feliz.

Outra dica: para saber mais sobre consumo de álcool visite o site Drink IQ.

Este é um conteúdo colaborativo e pode não refletir a opinião do Difford’s Guide. Todo conteúdo (imagens e texto) foram fornecidos por terceiros. O Difford’s Guide não detém nem assume responsabilidade por eventuais violações de direitos autorais

Join the Discussion


... comment(s) for Bartenders em Casa - Geyce Pereira

You must log in to your account to make a comment.

Report comment

You must be logged in to upvote or downvote a comment

Click here to login
Welcome to Difford's Guide

All editorial and photography on this website is copyright protected

© Odd Firm of Sin 2024