Bartenders em Casa - Vitória Olivier

Escrito por Vitória Olivier

Bartenders em Casa - Vitória Olivier image 1

Sou Vitória Olivier, 23 anos. Formada em gastronomia e atuando no cenário da coquetelaria há 2 anos, atualmente trabalhando no Zelig Drink Bar em Fortaleza-CE, eleito pela revista Veja Comer e Beber como "a melhor carta de drinks 2019/2020". A coquetelaria é a arte de levar sensações e experiências às outras pessoas e foi na barra do balcão onde eu me encontrei. Entre muitos coquetéis clássicos, o New York Sour tem meu coração.

DÉCO

ency 51 image

“ Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"
Essa frase de Rosa Luxemburgo diz muito sobre o que nós mulheres queremos. Cheguei até aqui nessa plataforma trazendo coquetéis para vocês através das mulheres do @coletivoadacoleman; cheguei à coquetelaria pela bartender incrível Mirela Mota, minha chefe de bar e grande amiga. Mulheres unidas, ajudando umas às outras. Gratidão imensa por essa participação aqui e, Mirela, gratidão imensa a ti. Esse coquetel é da Mirela e uma forma minha de ajudar outra mulher a ter seu espaço.

Este coquetel autoral de Mirela Mota foi criado para o Behind the Barrel 2019. Como uma fã de arquitetura, ela resolveu unir as duas paixões em um drink. Déco é uma homenagem ao movimento cultural e vanguardista do Art Déco, que aconteceu em plena Lei Seca estadunidense. Enaltecendo o glamour e o requinte do movimento o drink traz essas características nos seus ingredientes.

50 ml de Wild Turkey
20 ml de Calda de gengibre
20 ml de Mix cítrico
20 ml de Aperol
25 ml de Clara de ovo
Modo de Preparo: em uma coqueteleira, coloque a mola do seu strainer, adicione todos os ingredientes e bata vigorosamente sem gelo. Em seguida, adicione gelo e bata tudo na coqueteleira novamente. Esse processo é conhecido como dry shake reverso. Isso garante uma boa mistura das claras com os outros ingredientes, dando uma textura bonita e espumosa ao seu drink. Para terminar, coe a bebida e sirva numa taça coupe gelada. Decorado com limão desidratado e alecrim em cima da espuma de albumina.

HELENA

ency 48 image

Todo e toda Bartender tem aquele seu drink “secreto", que não está no cardápio mas, quando algum cliente quer algo diferente e fora do menu, você acaba indicando aquele seu autoral. Assim surgiu o Helena, um drink forte e secreto, pois não são todas as pessoas que o experimentam no cardápio do Zelig. Um autoral meu para os clientes “mais chegados". Helena era a mulher mais bonita na Grécia e que foi mais conhecida por ser a causa da Guerra de Tróia. Na teledramaturgia, Manoel Carlos também criou suas Helenas, todas mulheres fortes e sem medo de encarar a vida. Helena somos nós, mulheres, fortes e sem medos.

Ingredientes
50 ml de Wild Turkey 81
60 ml de cordial de caju*
20 ml de mix de limões;
10 ml de calda de cereja marrasquino;

Modo de Preparo:
Em uma coqueteleira adicione todos os ingredientes, exceto a calda de cereja, e gelo. Bata vigorosamente.​ Para terminar, coe com passador e peneira para um copo baixo com gelo. Finalize o drink com 10 ml de calda de cereja para dar um contraste de cores e uma leve doçura.

Cordial de Caju:
500 ml de Polpa de caju
500 g de açúcar
Casca de um limão Tahiti
100 ml de vodca
Em uma panela, leve ao fogo baixo todos os ingredientes, mexendo sempre até levantar fervura.Retire do fogo, coe para uma jarra e deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente.
Reserve uma dose (50 mililitros) do cordial para o coquetel e guarde o restante na geladeira por até três semanas.

VALENÇA

ency 45 image

Eu lhes apresento Valença, um coquetel feito à base de gin com toques clássicos de Saint Germain, que traz um lado francês remetendo a “La Belle de Jour”. Leva também xarope de umbu cajá ressaltando nossa brasilidade. Quando experimentar você vai sentir “Gosto e o sumo... beijo travoso de umbu cajá" verso de Morena Tropicana.
Este é um coquetel autoral meu, levemente adocicado e bem refrescante, inspirado nas músicas desse gênio que é o grande compositor e artista Alceu Valença.
Perfeito para região Nordeste. de onde venho. onde as altas temperaturas pedem drinks refrescantes e leves como este.

Ingredientes:
50 ml de Gin;
60 ml de xarope de cajá;
15 ml de licor Saint Germain ( licor de flor de sabugueiro )
Modo de Preparo :
1. Em um mixing glass adicione​ gelo e todos os ingredientes e mexa com o auxílio de uma bailarina.
2. Coe o líquido com passador e peneira diretamente em um copo com gelo.
3. Finalize com decoração de limão desidratado e flor de Jambú, que ao ser consumida enquanto ingerir o drink limpa o paladar e incorpora novas sensações ao coquetel .

BULBA SOUR

[image2}
Versão do clássico Basil Smash criado em julho de 2008, por Jöerg Meyer, do Bar Le Lion, em Hamburgo (Alemanha).
50 ml de Gin Tanqueray Sevilla ;
25 ml de Clara de ovo pasteurizada (albumina );
25 ml de sumo de mix de limões (Siciliano e Tahiti )
20 ml de xarope simples de açúcar;
08 a 10 folhas de manjericão (varia de acordo com o tamanho da folha).

Modo de preparo: esse drinque é feito através do método de dry shake reverso.Em uma coqueteleira adicione as folhas de manjericão e macere levemente. Adicione na mesma coqueteleira o gin, sumo do limão, clara de ovo e o xarope. Bata vigorosamente. Em seguida, adicione gelo e a mola do seu strainer e bata tudo na coqueteleira novamente. Esse processo é conhecido como dry shake reverso. Isso garante uma boa mistura das claras com os outros ingredientes, dando uma textura bonita e espumosa ao seu drink. Depois de bater a primeira vez, adiciona-se o gelo e a mistura é batida uma segunda vez, para depois ser coada e servida. Para terminar, coe a bebida e sirva numa taça coupe gelada. Decore com folha de manjericão em cima da espuma de albumina.

Este é um conteúdo colaborativo e pode não refletir a opinião do Difford’s Guide. Todo conteúdo (imagens e texto) foram fornecidos por terceiros. O Difford’s Guide não detém nem assume responsabilidade por eventuais violações de direitos autorais

Bartenders em Casa - Vitória Olivier image 1

Join the Discussion


... comment(s) for Bartenders em Casa - Vitória Olivier

You must log in to your account to make a comment.

Report comment

You must be logged in to upvote or downvote a comment

Click here to login
Welcome to Difford's Guide

All editorial and photography on this website is copyright protected

© Odd Firm of Sin 2024