Tequila Altos chega oficialmente ao Brasil

Escrito por Marcelo Sant'Iago

Fotos por Divulgação

Tequila Altos chega oficialmente ao Brasil image 1

O lançamento aconteceu no bar Guilhotina, em São Paulo, e teve casa cheia, para conferir a apresentação do respeitado bartender Dre Masso, um dos criadores de Altos, tequila 100% agave da Pernod-Ricard. Veja como foi

Dre Masso é um dos mais famosos e respeitados bartenders da cena londrina dos últimos 20 anos. Trabalhou no lendário Lab Bar, entre outros, antes de iniciar carreira internacional, que incluiu passagem pelo Tommy's Bar, em San Francisco, que possui a maior coleção de tequila e onde o clássico contemporâneo Tommy's Margarita foi criado.

Em 2009, juntou esforços com o também bartender Henry Besant e o experiente Jesús Hernandez, mestre destilador de tequila Olmeca, para lançar Altos 100% agave azul, primeiro tequila criado por bartenders e para bartenders.

Este tequila premium, mas de preço acessível, tem foco na coquetelaria e é uma combinação de tradição e modernidade: Altos é um blend de destilado de agave azul produzido em tradicionais moinhos com pedra Tahona combinado com outro feito em modernos moinhos mecânicos.

Pelo agave ser oriundo das vermelhas Terras Altas (Los Altos) mexicanas, o resultado é um produto de sabor único, picante, com aroma floral e naturalmente doce na boca.

ency 23 image

Renatta Serra, embaixadora de Altos na Pernod-Ricard, nos contou que aqui no Brasil teremos Altos Plata, que é engarrafado logo após a destilação, e Altos Reposado, que descansa de 5 a 8 meses em barris de carvalho ex-bourbon ( enquanto a média da indústria é 2 meses). O posicionamento da marca é fugir dos shots festivos e dos sombreros, imagem tradicionalmente relacionada ao México: o país é muito mais do que isso e está consolidado como grande polo de coquetelaria, com 2 bares na lista World's 50 Best Bars, coisa que o Brasil ainda luta para conseguir entrar.

AULA SOBRE TEQUILA

ency 97 image

Além de aprender mais sobre o produto, Dre apresentou uma verdadeira aula sobre o mais famoso destilado mexicano, cujos pontos mais importantes são:

- Tequila pode ser produzido em apenas 5 estados mexicanos: Jalisco (o principal centro produtor), Nayarit, Michoacán, Guanajuato e Tamaulipas. Uma garrafa precisa ter apenas 51% de agave azul (Agave tequilana Weber), com equilíbrio conseguido a partir de fermentação de açúcar. Tequilas 100% Agave são consideradas premium e chegaram ao mercado em 2008.

- A pequena cidade de Tequila foi estabelecida na década de 1530 e, como a produção do destilado ainda sem nome começou a centrar-se em torno do vale onde está situada, ele ganhou o nome da cidade.

- Um jimador é colhedor das plantas agave maduras. Eles usam "coas" extremamente afiadas para rapidamente descascar as folhas (pencas) e expor o centro da planta, a piña. Altos tem seus jimadores em contrato anual, ao contrário das maiorias das marcas que os pagam apenas em tempo de colheita. Isso mostra compromisso com a comunidade local.

- Assim como a Escócia tem as Highlands, o México tem suas terras altas, chamada Los Altos. O agave crescido no Vale Tequila é menor e com teor de açúcar ligeiramente inferior ao que é cultivado no solo vermelho das Terras Altas, como o utilizado em Altos.

PRODUÇÃO DE TEQUILA

São 3 os processos usados para se produzir tequila:

- Tradicional: usando um forno de alvenaria chamado "Mampostería", para cozinhar as piñas, que depois são trituradas por uma roda de pedra Tahona, fermentadas em um tanque aberto com fibras e destilada em alambiques de cobre.

- Moderno: cozinhando as piñas em uma autoclave (basicamente uma enorme panela de pressão a vapor), em seguida são amassadas por um moinho de rolo, fermentadas em cubas de aço inoxidável e destiladas em alambiques de aço inoxidável.

- Industrial - utilizando um difusor para extrair amido da agave crua e seguido de destilação fracionada.

A produção de Altos, como já citei, combina os métodos moderno e tradicional.

MAIS SOBRE ALTOS TEQUILA NO DIFFORD'S GUIDE BRASIL

Notas de degustação de Altos Plata por Simon Difford
Veja mais de 50 coquetéis com Altos Plata

Notas de degustação de Altos Reposado por Simon Difford
Veja mais de 200 coquetéis com Altos Reposado

ency 62 image

Join the Discussion


... comment(s) for Tequila Altos chega oficialmente ao Brasil

You must log in to your account to make a comment.

Report comment

You must be logged in to upvote or downvote a comment

Click here to login
Welcome to Difford's Guide

All editorial and photography on this website is copyright protected

© Odd Firm of Sin 2024